Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Produção de soja pode recuar 4,2% nesta safra, prevê Conab

Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 -09h41
Mesmo com a perspectiva de uma elevação na área plantada, a produção de soja não deve repetir o recorde atingido neste ano.

A Companhia Nacional de Abastecimento prevê uma redução de até 4,2% na safra de soja, para o ciclo 2011/2012, frente ao ciclo anterior.

O dado contrasta com a elevação da área plantada. A Conab estima que o espaço dedicado à soja cresça entre 2% e 3,5% nesta safra, podendo atingir 25 milhões de hectares.

A soja é o principal cultivo brasileiro, responsável por cerca de 48% de toda a área plantada de grãos no país, e está em fase de início do plantio. Segundo a Conab, a perspectiva de redução ocorre porque a safra passada foi atípica, o que proporcionou recorde de produção de 75,32 milhões de toneladas.

"Lembramos que na última safra, o comportamento climático foi extremamente favorável à cultura, resultando em produtividades recordes em todos os estados produtores, com exceção do Mato Grosso do Sul", diz relatório da entidade.

Em contrapartida, a perspectiva para a safra de verão do milho é boa. A área plantada pode chegar a crescer 7,2%, para até 8,4 milhões de hectares, e a produção pode aumentar 4,2%, para 37,5 milhões de toneladas.
Para a safra de inverno do milho, a entidade ainda não possui estimativas.

Fonte: Brasil Econômico. Por Redação. 6 de outubro de 2011.