Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Programa de regionalização da avicultura brasileira

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 28 de junho de 2005 -11h43
Durante reunião na sede da União Brasileira de Avicultura (UBA), com representantes de agroindústrias, entidades avícolas e alguns representantes do setor público, foi definido um calendário preliminar para a implantação de um programa de regionalização da avicultura brasileira.

Esse programa visa proteger a avicultura brasileira de surtos de Influenza Aviária e Newcastle. Caso uma região seja atingida por algumas dessas doenças, as demais regiões poderão continuar exportando carne e ovos.

Dentre as medidas a serem adotadas estão: o abate de frangos, de matrizes e de poedeiras de descarte deverá ser feito no próprio estado onde foram criadas. Proibição de trânsito de matrizes, poedeiras, pintinhos comerciais e aves para abate entre estados, a não ser que esse trânsito interestadual seja necessário, sendo que essas granjas deverão estar registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atendendo as regulamentações do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

O programa deve começar a vigorar em 1o de janeiro de 2006 para os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Para São Paulo o prazo poderá se estender para 1o de julho de 2006, por possuir o maior número de galinhas poedeiras do país. Para os demais estados a data fica para 31 de dezembro de 2007. (MBB)