Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

No primeiro semestre, agroindústria cai 3,3%, diz IBGE

Quarta-feira, 10 de agosto de 2011 -09h10
A produção da agroindústria brasileira recuou 3,3% na preimeira metade de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa do IBGE, teve peso no indicador a queda na produção dos derivados da cana-de-açúcar, que caiu 25,4% no mesmo período.

A queda se explica por problemas climáticos desta safra e falta de investimentos na renovação do plantio após a crise internacional. O recuo deveu-se tanto à queda da produção de açúcar cristal (-24,8%) como da de álcool (-27,7%).

A produção de derivados da laranja caiu 59,7% na primeira metade do ano.

No total, os produtos industriais derivados da agricultura tiveram queda de 4,7%, enquanto os relacionados à pecuária avançaram 1%. Os derivados de aves aumentaram 0,5%, ao passo que a pecuária bovina e suína avançaram 1,4%.

O setor de produtos industriais utilizados pela pecuária cresceu 4,8%, por conta do crescimento de 4,1% na produção de rações e do aumento de 7,5% na produção de produtos veterinários.

Também influenciou a queda o grupo de defensivos agropecuários (inseticidas, herbicidas e outros produtos químicos), que decresceu 26,7%, pressionado negativamente pelo aumento das importações.

Fonte: Brasil Econômico. Pela Redação. 9 de agosto de 2011.