Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Maior produtor de arroz do Brasil, o Rio Grande do Sul está aditivando o projeto de produção de etanol a partir do arroz

Quarta-feira, 13 de julho de 2011 -09h04
A iniciativa é da empresa gaúcha Vinema Multioleos Vegetais, que produz óleo de mamona e girassol e há quatro anos pesquisa formas alternativas de biocombustível.

A ideia, que será levada agora à presidente Dilma Rousseff, é produzir etanol a partir da quirera de arroz (grãos quebrados), que não tem classificação para uso na indústria alimentícia.

O projeto prevê a construção de seis biorefinarias no Rio Grande do Sul, nas cidades de Cristal, Dom Pedrito, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão.

A empresa negocia financiamento do BNDES para bancar o investimento.

O uso do arroz é apontado como opção para garantir o abastecimento do etanol no Rio Grande do Sul, que tem problemas com estoques do combustível por conta da ausência de grandes plantações de cana-de-açúcar.

De outro lado, há excedente na produção de arroz. Atualmente, o Brasil produz 13 milhões de toneladas do produto e consome apenas dez.

Além disso, 14% do granel que é entregue às indústrias de beneficiamento não pode ser aproveitado para alimentação humana.

Fonte: Brasil Econômico. Por Lurdete Ertel. 12 de julho de 2011.