Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Curtas

Terça-feira, 12 de julho de 2011 -09h01
Trigo da Índia

Segundo maior exportador de trigo do mundo, a Índia está próxima de concordar em encerrar a proibição de quatro anos das exportações da commodity, segundo uma autoridade do governo citada pela agência Bloomberg. Um painel de ministros aceitou em acabar com o embargo e uma decisão poderá ser tomada já na próxima reunião. O governo indiano proibiu os embarques de trigo no começo de 2007, e de arroz da variedade basmati em abril de 2008, como forma de elevar a oferta desses produtos no mercado interno.

Agrotóxico I

De janeiro a junho de 2011 foram encaminhadas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) para o destino ambientalmente correto 2.172 toneladas desse material no Estado. O volume representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em junho foi retirado do campo paulista 447 toneladas de embalagens. O Estado de São Paulo é responsável por 12% do volume total destinado no país no mês de junho.

Agrotóxico II

Segundo dados do InpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, no primeiro semestre do ano, o volume destinado em todo o Brasil foi de 18.635 toneladas, índice 11% maior no comparativo ao ano anterior.

De olho na Austrália

Investidores estrangeiros poderão elevar a compra de ativos na Austrália, o quarto maior exportador de trigo do mundo, para garantir fornecimento de alimentos. "Enfrentamos a perspectiva real de que o agronegócio australiano poderá, em breve, ser dirigido por representantes de Cingapura, Nova York e Xangai", disse Alan Winney, presidente da Queensland Sugar, em entrevista à Bloomberg.

Venda de soja

Os produtores brasileiros de soja venderam 75% da commodity desta safra até a semana passada, segundo levantamento da Céleres.

Exportações de arroz

As exportações de arroz da Tailândia, o maior exportador do mundo do cereal, subiram 58% de 1º de janeiro a 4 de julho. Segundo a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, foram 6,44 milhões de toneladas. O país poderá embarcar ao exterior mais de 10 milhões de toneladas neste ano, segundo previsão do Ministério do Comércio do dia 20 de junho.

Fonte: Valor Online. Pela Redação. 12 de julho de 2011.