Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Estudo mostra que gosto por carnes é herdado

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 16 de junho de 2006 -12h15
Um estudo realizado pelo Jornal de Fisiologia e Comportamento – publicação internacional que abrange diversas áreas da ciência – mostra que o gosto por carnes é herdado, enquanto por vegetais é adquirido ou desenvolvido.

A avaliação foi feita com 103 pares de gêmeos idênticos e 111 pares de gêmeos não-idênticos. As mães recebiam uma lista de 77 alimentos e tinham que classificar aqueles que os filhos mais gostavam.

O resultado mostrou que a afinidade pelas carnes (tanto vermelhas quanto brancas) pouco variava entre os gêmeos idênticos, enquanto a variação era maior entre os não-idênticos. Entretanto, quando se tratava de legumes, verduras e outros vegetais, a variação era maior mesmo entre os gêmeos idênticos.

A explicação reside no fato que gêmeos idênticos compartilham exatamente os mesmos genes entre si, permitindo verificar quais hábitos são herdados e quais são adquiridos.

Pode-se vislumbrar, portanto, que o gosto dos brasileiros por carne (churrasco) deve perdurar por muitas gerações. Isso pode ser um estímulo para quem está desanimado com a pecuária. (LMA)