Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo prorroga prazo de vacinação contra a aftosa no Mato Grosso do Sul por 15 dias

Terça-feira, 31 de maio de 2011 -09h33
Foi prorrogada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, cujo prazo terminaria amanhã. Os pecuaristas ganharam mais 15 dias.

Também foi prorrogado no mesmo prazo o registro de bovinos e bubalinos, que iria até 15 de junho. Essa providência deve suceder a vacinação, que nesta etapa deve imunizar todo o rebanho, sem distinção de idade.

O decreto assinado pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), alterando a data, informa que a prorrogação decorre do excesso de chuvas neste ano.

“As enchentes e inundações ocasionaram sérios transtornos e prejuízos para os proprietários e para as propriedades rurais, especialmente para aqueles localizados no Pantanal sul-mato-grossense”, afirma o decreto.

O texto cita, ainda, o fato de ter sido decretado estado de emergência nas áreas afetadas pelas enchentes.

Na região pantaneira, onde os pecuaristas podem optar por fazer a vacinação agora ou no fim do ano, o decreto esclarece que os “optantes pela etapa de vacinação de maio, que não tiverem condições de vacinar todos os seus animais, nem de fazer a declaração de estoque de animais na Secretaria de Estado de Fazenda e na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, terão até o dia 15 de dezembro de 2011, para regularizar a sua situação”.

Esses pecuaristas deverão encaminhar ofício à Iagro justificando as razões que motivaram o não cumprimento dos atos administrativos exigidos pela legislação em vigor.

Fonte: Campo Grande News. Por Marta Ferreira. 30 de maio de 2011.