Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Preços dos alimentos devem se estabilizar em até 3 anos, diz Rodrigues

Sexta-feira, 29 de abril de 2011 -09h13
Os preços dos alimentos no mercado internacional, que estão em alta e, por isso, apontados como os principais culpados pela inflação, só deverão se estabilizar dentro de dois ou três anos, na opinião do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Ele acredita que este é o tempo necessário para que a oferta e a demanda se estabilizem. O perigo seria se os custos de produção subissem e, em seguida, os preços agrícolas caíssem. Isso levaria a um descasamento da renda agrícola e, consequentemente, a um novo ciclo de crise no setor.

Por isso, o ex-ministro acredita que a estabilização entre oferta e demanda depende de políticas públicas que dêem incentivos aos produtores rurais. Além disso, um outro fator considerado de extrema importância para a produção agropecuária é o clima.

Rodrigues considera necessário a redução dos subsídios ao setor por parte dos países desenvolvidos como forma de abrir espaço a países emergentes.

De qualquer forma, ele acredita que os preços dos produtos agropecuários vão cair. "Historicamente é sempre assim que acontece. Primeiro a demanda cresce, depois a oferta cresce atrás, acompanhando", disse Rodrigues, que é também consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Agronegócio.

Fonte: Valor Online. Por Juliana Ennes. 28 de abril de 2011.