Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Aberta colheita do milho

Sexta-feira, 4 de março de 2011 -09h18
Produtividade de lavouras da Metade Norte do Estado deve melhorar desempenho da safra.

A boa produtividade das lavouras de milho da região Norte do Estado elevou o ânimo da 1 Abertura Oficial da Colheita, ontem, no distrito de Barreiro, em Ijuí. Apesar da previsão de queda de 8,5% na colheita, estimada em 5,146 milhões de toneladas pela Emater, há plantações rendendo mais de 6 mil quilos/ha, marca 27,6% acima da projeção média de 4,7 mil quilos/ha. Contudo, na Metade Sul, os efeitos da seca foram severos e alguns agricultores colhem apenas 1,5 mil quilos/ha. O impacto do La Niña na produção estadual só não é maior porque a região responde por apenas 10% da safra.

O cenário informa o agrônomo da Emater Dulphe Pinheiro Machado Neto, indica preços aquecidos. "No ano passado, nesta época, a saca estava a R$21,00. Agora está em média a R$23,90, por reflexo do mercado internacional, principalmente da utilização do milho no etanol pelos EUA", relatou.

Mas a tendência bons preços não é sinônimo de renda no campo. Durante a cerimônia, realizada na propriedade do agricultor Antenor Vione, o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Estado, Cláudio de Jesus, pediu ao Estado empenho para que a cultura tenha estabilidade de preço e um seguro agrícola. O secretário da Agricultura, Luiz Mainardi, disse que o milho tem papel estratégico para fortalecer o agronegócio, pelo envolvimento com as cadeias de leite, suínos e aves.

Fonte: Correio do Povo – RS. 3 de março de 2011.