Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Pecuária brasileira na China

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 25 de maio de 2006 -13h16
O rebanho brasileiro ganhou destaque na China esta semana. Durante a 2ª Exposição Internacional do Brasil na China, que acontece de 23 a 27 de maio, em Beijing, a rede de televisão CCTV entrevistou pecuaristas brasileiros e mostrou o trabalho desenvolvido para melhorar geneticamente o rebanho bovino. O motivo da entrevista foi divulgar o gado zebu na China, um dos países com maior interesse comercial em sêmen, embriões e animais vivos.

O principal motivo é a tentativa de suprir a demanda da China. Para se ter uma idéia, o rebanho de vacas leiteiras chega a 5,6 milhões para atender a uma população de 1,3 bilhão de pessoas, que consome 8,88 kg/ano.

De acordo com Gerson Simão, gerente de Relações Internacionais da ABCZ, “as perspectivas de um protocolo sanitário para exportações de embriões do Brasil estão muito avançadas. A proposta brasileira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está em mãos do governo chinês. Tudo indica que este ano o documento esteja pronto e o mercado aberto entre os dois países”.

A ABCZ montou um estande na exposição para divulgar as raças zebuínas e as tecnologias desenvolvidas pelas empresas que fazem parte do consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics, que conta com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). (AAV)