Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Compra de insumos em lentidão

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 24 de junho de 2005 -12h13
As indústrias de insumos estão sentindo o momento ruim que os produtores rurais vêm passando. A queda de renda dos produtores, aliada ao endividamento dos mesmos, tem provocado uma lentidão nas compras de insumos para a safra 2005/06. As indústrias de sementes, defensivos, adubos e máquinas agrícolas estão visualizando uma área plantada para a próxima safra não superior à safra de 2004/05.

De acordo com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), as vendas de defensivos para a próxima safra estão mais lentas que na safra passada. De janeiro a maio deste ano as vendas caíram de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Ela também acredita que as vendas vão se concentrar no segundo semestre. A estimativa para este ano é que sejam negociadas de 18 a 20 milhões de toneladas de defensivos. No ano passado foram comercializadas 22,8 milhões de toneladas.

Dados levantados pela Scot Consultoria mostram que de maio de 2004 a maio deste ano, os preços de defensivos agrícolas tiveram um aumento médio de 7,86%, em reais nominais. (MBB)