Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Férias escolares e festas de final de ano: expectativa de menor consumo de lácteos

por Alex Santos Lopes da Silva
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 -15h05
Atacado e varejo de produtos lácteos trabalhando em queda pelo segundo mês consecutivo.

A quantidade de matéria prima está maior devido ao início das chuvas que fizeram com que as pastagens melhorassem, aumentando a produção de leite no Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

A demanda por produtos lácteos está menor e a tendência é que nos próximos meses, devido às férias escolares e festas de final de ano, diminua ainda mais.

A importação de produtos, principalmente argentinos e uruguaios, foi outro fator que prejudicou os preços dos produtos nacionais, com destaque para o leite em pó e queijos.

A exceção do provolone, os demais queijos sofreram redução nos preços no atacado.

Já no varejo, apenas os preços da muçarela, do provolone e do gorgonzola caíram. A queda em relação a outubro foi de 0,8%, 2,7% e 3,6%, respectivamente.

Devido às festas de fim de ano e melhor renda da população no período, a tendência é que as vendas de queijos finos aumentem.

Creme de leite e leite condensado apresentaram redução de preços no atacado, porém há expectativa de aumento no próximo mês por conta das festas de fim de ano.

Queda de 5,8% para o leite longa vida no atacado, porém no varejo o produto teve queda de apenas 1,6%. Há mais leite disponível e a demanda está estável, o que contribui para a redução nos preços.

As vendas na primeira quinzena deste mês foram prejudicadas por conta de dois feriados, entretanto na segunda quinzena a expectativa era otimista.

Iogurte e bebida láctea registraram aumento e maior procura pelo varejo.

Os estoques estão regulados até o momento, com exceção da manteiga, cuja oferta está menor.

Para dezembro espera-se nova redução dos preços dos produtos lácteos devido ao período de safra e redução da demanda.