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Produtos lácteos estão mais caros no atacado e varejo

por Alex Santos Lopes da Silva
Segunda-feira, 1 de novembro de 2010 -15h17
Mercado de lácteos em alta.

Enquanto no atacado a valorização média foi de 1,7% em outubro, nos supermercados os preços ficaram 3% maiores, considerando todos os itens pesquisados.

Pelo leite longa vida, o consumidor paga 12% a mais comparado ao mesmo período de 2009, embora as cotações do produto tenham se mantido praticamente estáveis nos dois últimos meses (figura 1).



Já no atacado o UHT subiu pelo terceiro mês consecutivo, com valorização de 8% no período. Em outubro as cotações subiram 1,9%.

Captação ainda em queda e consumo crescente foram as causas do aumento de preços do longa vida.

Esse cenário também influenciou o mercado de queijos.

Embora alguns produtos tenham registrado queda nas cotações, na média geral, o consumidor está pagando mais pelos queijos.

No varejo, a exemplo do que ocorreu no atacado, os preços dos queijos subiram, porém a valorização foi bem mais expressiva, 4,5%.

O leite em pó, puxado pelo aumento significativo das exportações, em um momento de menor captação de matéria-prima, ficou mais caro em outubro.

No atacado, em média, a alta foi de 4,5%, enquanto no varejo foi de 2%.

O consumo de lácteos pode crescer no próximo mês com os pagamentos do décimo terceiro salário, dando sustentação ao mercado.