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Atacado e varejo

por Alex Santos Lopes da Silva
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 -10h02
O mercado atacadista de produtos lácteos ganhou sustentação em janeiro sob influencia do leite em pó e do UHT.

Considerando a média de preço de todos os produtos pesquisados, a alta foi de 3,8% em relação a dezembro.

O leite longa vida, cujos preços caíram consideravelmente de agosto a novembro de 2009, se recuperou. Janeiro foi o segundo mês consecutivo de alta no mercado atacadista, sendo que nesse período o produto se valorizou 12%.

O preço médio atual, R$1,48/litro é 9% maior do que o de dezembro e praticamente o mesmo observado em janeiro do ano passado.

No entanto, a exemplo do que ocorreu em dezembro, a valorização do UHT foi um ajuste nas margens das empresas, que foram penalizadas em 2009 com a forte queda de preços. O consumo desse produto continua apresentando volumes apenas regulares.

Já para o leite em pó a alta de 10,25% em janeiro foi conseqüência do aumento expressivo das exportações em dezembro. Os embarques cresceram 45% em volume frente ao resultado de novembro de 2009.

No varejo, ao contrario do que ocorreu no atacado, os preços dos lácteos caíram, em média, 3% em janeiro.

Destaque para os queijos, que em função da queda nas vendas ficaram cerca de 4% mais baratos.

Para o leite longa vida, os varejistas repassaram uma alta de 1% ao consumidor. Porém, o preço do UHT nas prateleiras ainda é o menor desde outubro de 2008.

Para o curto prazo, a perspectiva é de que o preço do leite ao produtor ganhe sustentação.

O término das férias escolares deve aquecer o consumo de lácteos, o que pode resultar em preços mais altos.