Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Atacado e varejo

por Alex Santos Lopes da Silva
Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 -09h40
O mercado atacadista de produtos lácteos trabalhou em baixa pelo terceiro mês consecutivo.

A queda em setembro foi de 2%, com destaque para os leites fluídos, cujos preços caíram em média, 6,4%.

Dentro dessa categoria, o preço do leite longa vida manteve o movimento de queda. Entre agosto e setembro a baixa foi de 8%. Somente neste semestre, o preço caiu 31% no atacado.

O leite pasteurizado, que tem os preços atrelados ao mercado do longa vida, também caiu. Queda de
7,5% em relação a agosto.

O consumo do UHT está devagar e as indústrias, que estão com estoques, acabam abaixando os preços para estimular o escoamento da produção.

Além disso, com a proximidade do fim da entressafra, a captação de leite tem aumentado, elevando a oferta de matéria-prima para as indústrias.

O preço médio no varejo, puxado pela grande valorização de alguns tipos de queijos, subiu 4% em setembro, considerando todos os produtos lácteos pesquisados.

Itens como as coalhadas e os iogurtes, também tiveram os preços elevados. A volta às aulas, a partir de meados de agosto, aumentou a demanda por esses produtos.

Nos supermercados, mesmo com as recentes quedas, o preço do leite UHT continua elevado.

Embora a cotação atual do longa vida no varejo, R$1,92/l, esteja 7% menor em comparação a agosto (de julho para cá os preços caíram 24% para o consumidor), o consumidor está pagando aproximadamente 23% mais em comparação com o mesmo período de 2008.