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Atacado e varejo

por Alex Santos Lopes da Silva
Quarta-feira, 1 de julho de 2009 -10h22
Os preços dos produtos lácteos subiram no atacado, principalmente os leites fluídos.

Na média de junho, a alta foi de 1,88%.

O leite longa vida (UHT) bateu recorde de preço pelo segundo mês consecutivo. Em junho, o produto subiu 5,26%, e ficou, em média, cotado em R$2,25/litro.

Comparando com o mesmo período de 2008, a média de junho deste ano está 47% maior.

A entressafra diminuiu a captação de leite cru pelas empresas, principal razão pala qual o leite UHT tem subido tanto nos últimos meses, além é claro da demanda aquecida na ponta consumidora.

O preço do leite pasteurizado, além de sofrer o impacto da menor disponibilidade de matéria-prima, vem se deparando com um aumento de demanda, pois é uma alternativa mais barata em relação ao UHT. Diante disso, seu preço subiu, em média, 6,73% no atacado.

Para o consumidor, que em junho já vinha sentindo os efeitos da elevação dos preços do UHT, em julho terá que pagar mais um pouco pelo produto.

No varejo, os reajustes continuam acontecendo. Em junho, o produto custou ao consumidor, em média, R$2,50/litro, alta de 9,54% em relação a maio.

As vendas de queijos registram o melhor momento do ano, já que o frio estimula seu consumo. Com isso alguns queijos como o Gorgonzola e o Minas Frescal subiram 12% no varejo.

A expectativa para este mês é de que as altas continuem, já que a entressafra do leite está aí.

Porém, com as férias escolares, o consumo de produtos lácteos tende a diminuir. A menor demanda pode atuar como um fator de baixa de preço, e conter os expressivos aumentos verificados nos últimos meses.