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Atacado e varejo

por Alex Santos Lopes da Silva
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009 -16h31
As vendas no atacado estão lentas em função da menor demanda por parte do varejo, que atravessa dificuldades de escoamento.

O período de férias escolares, a descapitalização do consumidor e as contas a pagar geralmente derrubam o consumo de produtos lácteos nessa época do ano.

Somado a isso, no período de safra ocorre aumento da captação de leite por parte das empresas, o que implica em maior produção de lácteos. Assim, em janeiro, o atacado apresentou retração média de 1,67% nos preços.

O leite longa vida integral no atacado, após recuar em dezembro, reagiu em janeiro. Está cotado, em média, em R$1,45/litro, valorização de 2,21%.

O leite em pó integral de 25 kg segue em tendência de baixa. O leite em pó é o principal produto lácteo exportado pelo país e, com a diminuição das exportações, os atacadistas dizem que ainda existe excedente do produto no mercado interno, já que a demanda nacional não é capaz de absorver toda a produção.

No varejo, em janeiro de 2009, o preço do leite longa vida integral ficou 10,64% mais alto em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas os meses de janeiro, esse é o maior preço encontrado para o produto nos últimos oito anos. O longa vida integral, que em dezembro havia recuado, terminou janeiro cotado em R$1,67/litro, valor 0,93% mais alto que o do mês anterior. O leite longa vida desnatado está cotado, em média, em R$1,67/litro, alta de 0,36% em um mês. Os queijos apresentaram, na sua maioria, aumentos de preço.

Para fevereiro, a expectativa é de reajustes positivos nas cotações dos lácteos no atacado. Com a volta as aulas, a tendência é que o consumo desses se normalize e, portanto, que as vendas se aqueçam.