Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crise afeta preços internacionais de lácteos

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 30 de outubro de 2008 -17h03
Assim como interfere em todos os segmentos da economia mundial, o tumulto no mercado financeiro está afetando também o mercado de lácteos.

Existe receio em relação a novos investimentos no setor, principalmente por conta da indefinição sobre o comportamento da demanda por lácteos nos próximos anos.

Ainda mais depois que foi anunciado que a economia dos países crescerá menos do que o que era previsto para os próximos anos. Sem contar a dificuldade de crédito, que acaba limitando ainda mais os investimentos no setor.

IMPACTO NOS PREÇOS

No entanto, o impacto direto observado atualmente refere-se ao comportamento dos preços dos lácteos no mercado internacional.

Desde que a confusão no mercado financeiro internacional começou, os preços de exportação de alguns lácteos nos principais mercados caíram significativamente.

Segundo os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), somente do começo de setembro até a terceira semana de outubro, o preço médio de exportação da manteiga, leite em pó desnatado, leite em pó integral e cheddar na Europa Ocidental e Oceania, caiu cerca de 21,50%.

Desde o começo do ano, os preços destes lácteos já haviam recuado ligeiramente (cerca de 8,37%, em média), mas a partir de setembro, a queda se tornou mais acentuada. Observe a figura 1.



DEMANDA E PRODUÇÃO

Com a valorização do dólar no mercado internacional, as taxas de câmbio se alteraram na maior parte dos países. Portanto, mais do que os preços dos lácteos mais baixos, existe também o impacto nas exportações e importações dos mais importantes participantes do mercado.

Segundo o USDA, nas últimas semanas, a comercialização de lácteos da Europa Ocidental está limitada ao mercado doméstico. Os compradores internacionais estão ausentes. Certamente na expectativa de uma definição sobre os rumos do mercado financeiro.

No curto prazo, é bem provável que os preços no mercado internacional permaneçam enfraquecidos e o mercado continue lento.

Mas se o problema de crédito atingir os produtores é possível esperar redução na produção mundial de leite para o próximo ano.