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Consumo de leite no mundo

por Leonardo Alencar
Segunda-feira, 6 de agosto de 2007 -14h23
O crescimento econômico dos países emergentes é um entre vários fatores que explica a alta nos preços internacionais do leite. Entretanto, diante dos preços altos, pode ocorrer uma influência negativa no consumo de leite nesses países.

DESENVOLVIDOS

Nos países desenvolvidos, sobretudo em função do maior poder aquisitivo, oscilações nos preços afetam em menor intensidade o consumo de produtos básicos (carnes, frutas, lácteos, etc.).

EM DESENVOLVIMENTO

De maneira análoga, o consumo dos produtos básicos nos países em desenvolvimento está intimamente relacionado à renda da população.

Em situação de preços aquecidos, pode haver queda no consumo. É o caso do leite.

QUAL O EFEITO DA ALTA DO MERCADO INTERNACIONAL?

A alta de preços no mercado internacional depende da estrutura da pecuária de cada país. Naqueles onde há subsídio à produção, preços aquecidos podem permitir a redução da ajuda governamental e incentivar o aumento da produção.

Onde o mercado informal representa uma parcela significativa da produção, as oscilações externas têm efeito reduzido.

Para os países exportadores de lácteos, entretanto, a situação é diferente. Diante da alta internacional há um aumento na receita com as vendas externas.

Para os importadores o efeito é inverso. O México, por exemplo, maior importador mundial de produtos lácteos, possui um programa assistencial para fornecer leite em pó para populações carentes. As altas recentes, portanto, podem afetar de maneira expressiva as importações.

PERSPECTIVAS

Apesar das oscilações, de acordo com estudos realizados pela FAO e FAPRI (órgãos internacionais que acompanham as cadeias alimentares), o prognóstico para o mercado de lácteos é favorável (figura 1).



O aumento no consumo deverá se consolidar, principalmente, nos países em desenvolvimento, com destaque para a China, onde se espera aumento de 34,5% no consumo até 2015.