Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado lácteo em foco

por Leonardo Alencar
Sexta-feira, 30 de novembro de 2007 -17h01
O preço do leite em pó no mercado internacional, utilizando como referência a cotação no mercado europeu, está em queda. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), nas últimas quatro semanas houve recuo de 13,4% no preço médio, entretanto, as cotações atuais estão acima da média histórica (figura 1).



O aumento momentâneo na disponibilidade de leite para as indústrias, observado principalmente na União Européia, resultou em recuos, mas as perspectivas indicam que os preços devem permanecer em patamares elevados.

DEMANDA AQUECIDA

Diante do crescimento econômico observado entre os países emergentes, aliado a mudanças nos padrões de consumo com aumento na demanda de produtos básicos (inclui leite e derivados), a procura por produtos lácteos permanece aquecida.

Esse cenário é observado desde o início do ano e deve perdurar no curto prazo, sendo um dos fatores que deixaram os preços aquecidos no mercado internacional.

A União Européia, um dos grandes mercados consumidores, em função da entrada de outros dois países no bloco – Bulgária e Romênia –, apresentou aumento na demanda interna, sobretudo para os queijos.

Outros países exportadores de lácteos, ainda que de menor importância, também apresentaram consumo interno aquecido, que resultou em menor excedente de leite para a exportação.

OFERTA REDUZIDA

Do lado da oferta, importantes produtores de leite, como China e Rússia, devido ao aumento no consumo interno, permaneceram como importadores de leite.

O Brasil, também grande produtor, apresenta lenta evolução no volume embarcado para o exterior.

Na Austrália, a produção foi limitada pela seca e houve queda nas exportações. Na Nova Zelândia, esta permaneceu apenas estável.

Os Estados Unidos, por sua vez, apresentaram crescimento comedido, uma vez que boa parte da produção de milho foi destinada para as usinas de etanol e, portanto, houve queda na disponibilidade do grão para suplementação do rebanho leiteiro.

PERSPECTIVAS

A associação entre oferta reduzida e demanda aquecida sustenta as previsões de preços em alta para 2008.

Diante desse cenário favorável, as autoridades européias esperam reduzir seus subsídios. Será?