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Aumento de preços

por Maria Gabriela Tonini
Sexta-feira, 30 de maio de 2008 -10h48
O preço do leite no Brasil está em alta. A melhoria da renda da população provocou aumento no consumo de lácteos, embora pareça ter esfriado um pouco em maio. Além de tudo, crescentes investimentos no setor e o aumento das exportações, também ajudaram a deixar o mercado mais enxuto, impulsionando os preços.

Em média, a alta da cotação do leite no Brasil foi de 168% nos últimos dez anos, considerando valores nominais. Mesmo corrigindo os preços pelo IGP-DI tem-se um aumento de 12,8% no valor do leite no mesmo período.

MERCADO INTERNACIONAL

No mercado internacional o aumento dos preços dos lácteos segue comportamento similar. Em dez anos, as cotações do leite em pó no mercado internacional subiram cerca de 210%. A manteiga acumula alta de 198,1% e os preços dos queijos aumentaram 188,57% no período. Acompanhe a figura 1.



Problemas relacionados à produção do leite em alguns países, somados também ao crescimento da demanda mundial – especialmente em países em desenvolvimento – e a alterações no consumo de alimentos de algumas nações, são os principais fatores que impulsionam a alta dos preços dos lácteos.

Além dos lácteos, outras commodities agrícolas, principalmente as diretamente ligadas à alimentação, também estão em alta no mercado internacional.

Desde abril de 1999 os preços de referência da soja subiram 172,4%. No mesmo período, a cotação do milho aumentou 162,35% e a carne bovina acumulou alta de 33,6%.

Mas ninguém ganhou dos lácteos, em termos de valorização.

ESTRUTURAÇÃO

Mediante esse cenário, muitas indústrias estão sendo obrigadas a reestruturar sua produção, organizar melhor a captação de matéria-prima e, muitas vezes, investir em novos setores para garantir a sobrevivência na atividade.