Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Queda no preço do sebo

por Hyberville Neto
Quinta-feira, 26 de maio de 2011 -16h32
Mercado do couro verde sem alterações. Os negócios com o produto de primeira linha no Brasil Central ocorrem por R$1,70/kg.

Oferta e demanda seguem ajustadas, o que mantém o cenário calmo.

O valor atual é 26% maior que no início do ano. No mesmo período o boi gordo em São Paulo caiu 5%.

A relação entre o valor de um couro verde e o preço de compra do boi gordo aumentou em 2011.

Considerando a venda de uma pele de 45kg e o preço de um boi gordo de 18,5@ em São Paulo, a relação atual é de 4,2%, ante 3,2% no início do ano.

SEBO

Houve recuo no preço do sebo. Foi a quarta queda no ano.

O valor atual no Brasil Central (R$1,75/kg) é 5,4% menor que há 30 dias. Em relação ao pico de preços deste ano o valor é 12,5% inferior.

As baixas temperaturas esfriam a demanda do segmento de higiene pessoal e limpeza, que trabalha estocado.

No setor de biodiesel, os efeitos do leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), de 24/5 a 26/5 ainda não ficaram claros.

As baixas temperaturas também influenciam negativamente a utilização do sebo para a produção de biodiesel. Com o frio a soja acaba ganhando espaço na produção, por questões técnicas.

Para as próximas semanas o mercado não deve observar grandes mudanças. A demanda para higiene e limpeza tende a se recuperar após a passagem do inverno.

Para a produção de biodiesel, a demanda ao longo do ano deve se manter razoável, uma vez que as expectativas de médio prazo para a soja, matéria prima concorrente, são de mercado firme nos próximos meses, passada a pressão da colheita.