Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mais uma alta no preço do sebo

por Hyberville Neto
Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 -10h29
O mercado do couro verde está calmo, com alguma especulação a respeito de redução de preços devido ao desempenho das exportações, aquém das expectativas de alguns meses atrás.

O preço referência está estável em R$1,35/kg.

Em relação às cotações do início do ano, o valor atual do couro verde de primeira linha no Brasil Central está 3,8% maior.

Neste mesmo período, o preço pago pelo boi gordo em São Paulo subiu 23,3%, o que fez a relação entre o valor de venda do couro verde pelo frigorifico e o custo de compra do boi gordo diminuir.

Hoje a venda de uma pele de 45kg paga 3,9% do valor de um boi gordo de 16,5@.

No início de 2010 esta relação era de 4,7%. Veja a figura 1.

SEBO

Mercado firme para o sebo. Houve reajuste para o preço do derivado, cotado em R$1,50/kg no Brasil Central.

Apesar das consecutivas altas, o valor atual ainda está 2,6% menor que no início do ano.

Somado a isso a valorização do boi gordo no período, a relação entre o valor obtido com a venda de 18kg de sebo e o custo de um boi gordo de 16,5@ caiu, de 2,2% no início do ano para o atual 1,7%.

Veja na figura 1 a variação do preço do sebo em 2010, com a desvalorização típica da época mais fria do meio do ano, com demanda menor pelo setor de higiene e limpeza, e a recuperação nas últimas semanas, devido à melhora na demanda e oferta curta.



Desde julho o sebo no Brasil Central valorizou 25%.

A tendência continua de alta, com a produção pequena e demanda aquecida.

As vendas em recuperação no setor de higiene pessoal e limpeza, embora menores que as expectativas, e a indústria de biodiesel demandando boa quantidade do produto, mantêm o cenário altista.