Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Variação dos preços do couro verde e exportado

por Hyberville Neto
Quinta-feira, 23 de setembro de 2010 -15h42
O mercado do couro verde está estável. O couro verde de primeira linha no Brasil Central é negociado por R$1,35/kg.

As exportações estão aquém das expectativas, mas em recuperação, com retomada das vendas para a Europa.

A demanda relativamente fraca faria com que os curtumes pressionassem as cotações do couro verde, não fosse a pouca disponibilidade de matéria prima.

O preço médio do couro verde em agosto foi 135,9% maior que no mesmo período de 2009, em termos reais. Já o preço médio do couro exportado no mesmo mês foi 51,7% maior que no mesmo período do ano passado. Com isto, percebe-se que a margem na qual os curtumes trabalham (couro exportado/couro verde) diminuiu no último ano.

Vale ressaltar que a composição das exportações, quanto ao estágio de curtimento, influencia nos preços médios do couro exportado.

Ao comparar os valores de agosto com os de agosto de 2008, o preço do couro verde foi 5,8% mais alto este ano. Já o couro exportado teve preço 9,5% menor que no mesmo mês de 2008. Ou seja, 2010 também está pior que 2008 para os curtumes.

Voltando mais um ano, agosto de 2007. O preço do couro verde no último mês foi 45% menor que em agosto daquele ano. O couro exportado, por sua vez, está 12,4% mais barato. Ou seja, entre 2007 e 2010 a situação dos curtumes, no que diz respeito à relação entre o preço da matéria prima e do produto exportado, melhorou. Mas ainda está pior que há 12 e há 24 meses. Veja na figura 1 a variação dos preços do couro verde e do couro exportado.



SEBO

Houve reajuste nos preços do sebo.

A matéria prima está cotada em R$1,35/kg no Brasil Central.

Esta alta foi motivada pela falta do produto, devido aos abates reduzidos, aliada à boa demanda pelo setor de biodiesel.

O setor de higiene pessoal segue com demanda firme, mas em menor grau que o setor do biocombustível.