Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado do sebo firme

por Hyberville Neto
Quinta-feira, 9 de setembro de 2010 -15h48
Não houve alteração nos preços do couro verde. A demanda menor dos compradores europeus fez com que a necessidade por peles diminuísse, o que compensa a pouca oferta de matéria prima, conseqüência da baixa disponibilidade de bois.

O preço referência para o couro verde de primeira linha no Brasil Central está em R$1,35/kg.

A expectativa é de melhora nas exportações em setembro, após a diminuição de movimentação típica do meio do ano, principalmente em relação aos compradores europeus.

Os preços das vendas para os compradores asiáticos também tendem a melhorar, uma vez que este mercado se aproveita da diminuição da demanda italiana e européia para pressionar as negociações, em busca de recuo nos preços.

Com a melhora da demanda externa, os preços do couro verde nos próximos meses ficarão a cargo da oferta de bois gordos para abate e produção de peles.

SEBO

O mercado do sebo segue em ambiente firme.

A oferta é restrita e a demanda começa a melhorar.

As indústrias de higiene e limpeza já aumentaram as compras de matéria prima.

As empresas do setor de biodiesel começam a se posicionar no mercado, após o leilão de biodiesel da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que ocorreu no final de agosto.

Algumas empresas de biodiesel anteciparam as compras de matéria prima para antes do leilão.

Com o cenário atual de oferta enxuta e retomada da demanda do setor de higiene, tudo indica que a antecipação foi uma estratégia acertada, uma vez que a tendência atual é de alta.