Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Quedas nas cotações em São Paulo

por Mariana Guimarães
Terça-feira, 30 de julho de 2024 -16h00


Em São Paulo, no comparativo semanal, apenas o preço da vaca boiadeira subiu. Na semana, com o mercado do boi gordo operando de forma mais morosa, os relatos são de que, por influência disso, as negociações e a procura no mercado de reposição ficaram truncadas.


Dessa forma, o preço de todas as categorias de machos caiu. A cotação do bezerro de ano recuou de forma mais intensa (4,8%), seguida pelo bezerro de desmama (3,8%), boi magro (3,3%) e pelo garrote (1,8%). Para as fêmeas, o cenário foi de alta apenas para a vaca boiadeira (2,5%), enquanto as cotações da bezerra de desmama, da bezerra de ano e a da novilha, caíram 1,5%, 2,1% e 0,6%, respectivamente.


Em julho, na praça paulista, o poder de compra do recriador/invernista melhorou frente ao bezerro de desmama (0,1%) e ao garrote (2,4%). Atualmente, com a venda de um boi gordo de 19@ é possível comprar 2,15 bezerros de desmama e 1,65 garrote.


No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul apresentou alta nos preços para todas as categorias de machos de reposição, enquanto em Goiás, aumentos foram registrados nos preços dos bovinos mais jovens (bezerro de desmama e bezerro de ano) e, em Mato Grosso, houve aumento nas cotações do bezerro de ano e do garrote.


Com a proximidade do final do mês, os preços devem seguir pressionados. Entretanto, altas pontuais, principalmente para bovinos mais erados, não podem ser descartadas por conta da demanda do segundo giro de confinamento.


Relação de troca no Rio de Janeiro


Na comparação feita mês a mês, a relação de troca para o recriador/invernista melhorou para todas as categorias de reposição de bovinos machos. O poder de compra melhorou 7,9% frente ao bezerro de desmama, 4,5% para o bezerro de ano, 5,8% para o garrote e 3,6% para o boi magro.


Atualmente, com a venda de um boi gordo de 19@ é possível comprar 2,46 bezerros de desmama, 2,05 bezerros de ano, 1,79 garrote e 1,52 boi magro, variações de 7,9%, 4,5%, 5,8% e 3,6%, respectivamente, no poder de compra do recriador/invernista no comparativo mensal.


Tabela 1.
Cotações de cruzamento industrial.

Fonte: Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br


Tabela 2.
Indicador bezerro Esalq/B3 - MS, à vista.

Fonte: Esalq/B3 • Elaboração: Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br


Tabela 3.
Cotações das categorias de reposição / machos.




* RS e SC referem-se a animais de cruzamento industrial (peso de referência do gado nelore)
Fonte: Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br


Tabela 4.
Cotações das categorias de reposição / fêmeas.



* RS e SC referem-se a animais de cruzamento industrial (peso de referência do gado nelore)
Fonte: Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br