Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Demanda por sebo

por Hyberville Neto
Sexta-feira, 14 de maio de 2010 -14h57
Estabilidade no mercado de peles. Oferta e demanda ajustadas deixam o mercado sem tendência definida, ao menos na conjuntura atual.

O couro verde de primeira linha no Brasil Central vale R$1,30/kg.

SEBO

Preços estáveis para o sebo.

Mercado estável após as recentes quedas, mas pressionado devido à demanda fraca.

O sebo é utilizado principalmente na indústria de higiene pessoal e produtos de limpeza. O setor trabalha com ociosidade, devido às vendas fracas, influenciadas pela época mais fria do ano.

Nos últimos anos, o sebo tem sido empregado na fabricação de biodiesel, com participação variável no volume total produzido no país.

O óleo de soja, o sebo e o óleo de algodão, respectivamente, são as principais matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel.

Também são utilizados óleos de outras matérias-primas menos representativas, como o pinhão manso, a mamona e o dendê. Tais matérias-primas, somadas, participaram com 2,6% do biodiesel produzido em fevereiro, segundo o último relatório do Ministério de Minas e Energia (MME).

Observe a figura 1. Veja como a queda de 17,4% nas cotações do óleo de soja, ocorrida entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, fez aumentar a sua participação na produção do combustível.



Aliás, a participação do óleo de soja na produção do combustível saiu de uma participação de 74% em fevereiro de 2009 para 82,9% da produção em fevereiro último.

Já a participação do sebo na produção ficou em 12,1%, ante os 19% registrados no mesmo mês de 2009.

A participação do óleo de soja na produção de biodiesel pode aumentar nos próximos meses, com o recuo nos preços da oleaginosa (queda de 24% desde fevereiro).