Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Faturamento com exportações de couro continua baixo

por Fabiano Tito Rosa
Sexta-feira, 18 de setembro de 2009 -10h44
O mercado do couro verde está firme. Mesmo não tendo registrado alta na última semana, a perspectiva é de mais recuperação das cotações no curto-prazo.

Existem alguns fatores que têm favorecido os preços nas últimas semanas: redução dos abates (diminuindo a oferta do produto), ligeira melhora da demanda no mercado interno e ainda reflexos do “efeito Friboi”.

SEBO

O sebo também está firme. Apesar da estabilidade dos últimos dias, o aumento da temperatura tem feito a demanda crescer, o que confere boas expectativas para os preços no curto-prazo.

EXPORTAÇÕES DE COURO EM AGOSTO

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou 27,90 mil toneladas de couro em agosto, um aumento de 1% em relação a julho e de 13% em relação a agosto de 2008.

O problema está no faturamento. Os US$96,50 milhões de agosto último ficaram 4% acima do resultado de julho, mas 41% abaixo do resultado de agosto de 2008.

Veja o desempenho das exportações de couro na figura 1.



Em síntese, o volume exportado retornou aos patamares normais. O faturamento, não. Reflexo dos preços baixos.

Em agosto o preço médio do couro exportado pelo Brasil alcançou US$3,46/kg, um aumento de 3% em relação a julho, mas com recuo de 48% em relação a agosto de 2008.

Além do mais, apesar das cotações internacionais terem reagido, ainda que ligeiramente, em julho e agosto últimos, a valorização do real anulou os ganhos para os exportadores.

De positivo tem-se o fato de que o mercado internacional começa a dar sinais de recuperação.