Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Investimento na negociação

por Fabiano Tito Rosa
Sexta-feira, 3 de abril de 2009 -09h42
Preços estáveis para o couro verde, sem novidades. Poucos negócios de um lado e reduzida oferta de outro.

Começou na terça-feira, 31 de março, a Fashion Acess, em Hong Kong. A feira é tida como o principal evento da região para a indústria internacional do couro. Trabalha com todos os tipos de acessórios e artefatos de couro.

Até o fechamento desta coluna, em primeiro de abril, poucas informações haviam chegado do evento. Os participantes brasileiros estavam esperançosos, mas sem excesso de otimismo.

O fato é que a roda do comércio internacional precisa voltar a girar, mesmo que seja em ritmo mais lento, com volumes mais modestos.

Alguns curtumes apontam, por exemplo, que o setor automotivo praticamente não importa couro desde janeiro. Os estoques devem estar baixos e, mesmo que estejam vendendo menos carros, vão precisar voltar a comprar.

De forma geral, os exportadores nacionais têm investido muito na negociação e contato direto com clientes. Estão buscando entender melhor suas necessidades e dificuldades e, dentro do possível, mexendo nos preços. Nesse ambiente, as tradings perdem espaço. Os 2% que elas cobram acabam sendo economizados.

Mas voltando ao couro verde, vale destacar que as cotações estão estáveis há quase um mês. Acompanhe na figura 1.



A tendência de curto prazo é que o mercado siga andando de lado.


SEBO ESTÁVEL


As cotações do sebo bovino também estão estáveis. A demanda esfriou um pouco, mas a oferta encontra-se relativamente baixa, mantendo o mercado equilibrado.

A última alteração de preço foi registrada em 10 de fevereiro.