Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Pouca oferta de animais de reposição

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 -15h47
Contrariando as expectativas de que os preços dos animais para reposição cairiam em 2010, por conta do aumento da oferta, o mercado se mantém ajustado. Esperava-se um aumento na oferta de gado de reposição desde 2009, em virtude da retenção das fêmeas.

Os preços de todas as categorias para reposição estão firmes e assim devem continuar. Pelo menos enquanto o apetite para as compras estiverem grandes e o interesse em vender, pequeno.

Existem diversas ressalvas em relação às estatísticas brasileiras, especialmente em se tratando do tamanho do rebanho e abates de bovinos no Brasil. Entretanto, analisando os dados sem se ater aos valores absolutos, é possível perceber que aumentou a oferta de animais em 2009.

Fazendo a diferença entre o tamanho do rebanho e do abate (lembrando que em 2009 as estatísticas ainda não estão concluídas), houve um aumento de 1,6% na oferta de animais em 2009, em relação a 2008. Esse aumento de oferta deveria continuar em 2010, já que a sensação é que os abates estão menores este ano (por conta dos preços firmes). Sem contar com o mercado de bezerros com cotações ligeiramente em alta, que pode indicar que a retenção de matrizes continua.

Entre 2008 e 2009 o preço médio do bezerro subiu 1,8%. O abate de fêmeas foi profundo e o mercado ainda demora a se recuperar. Até lá, preços firmes para a reposição.