Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Panorama do mercado de bezerro

por Gustavo Aguiar
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 -10h49
O mercado está firme. A demanda pela reposição, em virtude da venda do boi gordo, mantém o comércio de bezerros aquecido.

Em São Paulo, Minas gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, a arroba da desmama anelorada está cotada acima de R$100,00. O quilo vivo dessa categoria animal em São Paulo chega a ser comercializado por R$3,75.

Também merece destaque a grande disponibilidade das pastagens, que permite a venda compassada de animais de reposição ou até mesmo a manutenção desses animais no pasto. Mais um fator de alta.

No Pará, a baixa adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) esfriou os negócios com o boi gordo. Com a queda do volume de abate, a expectativa imediata é de queda do volume da reposição do gado, o que pode levar a uma retração das cotações do bezerro.

De maneira geral, apesar da grande movimentação que vem ocorrendo no mercado de reposição, espera-se que o volume de negócios ainda se eleve, principalmente após o carnaval.

Por fim, a expectativa é de que o preço da reposição se mantenha nos patamares atuais ou suba em função do aumento de procura.

Com isso, não deverá ocorrer uma melhora da relação de troca com o boi gordo em curto prazo, mesmo com o aumento do preço pago pelos animais terminados.