Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diferença entre preço do boi e do bezerro no Tocantins

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 12 de novembro de 2009 -16h04
Apesar da oferta maior na comparação com o ano passado, os negócios com os animais de reposição não estão muito aquecidos. Isso porque, com os pastos em boas condições, os produtores não querem baixar os preços para facilitar os negócios, apesar da pressão.

A queixa principal e justificativa para o mercado travado é que o boi gordo está barato perto dos preços do bezerro. Isso tem acontecido em todas as praças.

No Tocantins, por exemplo, analisando os últimos onze anos, a arroba do bezerro anelorado recém-desmamado, em geral, valia 29% a mais que a arroba do boi gordo. Mas hoje, esse ágio está em 38%. Em outras palavras, o preço do boi gordo caiu e o bezerro não acompanhou na mesma proporção. É justamente essa a sensação dos pecuaristas atualmente.

Na verdade, já houve momentos em que a arroba do bezerro chegou a valer 50% mais que a do boi gordo no Tocantins e a diminuição do ágio para os 38% atuais provocou um ligeiro aquecimento do mercado. Mas ainda assim, é um dos maiores da história, conforme pode ser observado na figura abaixo.