Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Aumento da oferta de bezerros em algumas regiões

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 29 de outubro de 2009 -15h40
O mercado de animais para reposição, ou seja, o comportamento dos preços e a oferta disponível, têm mudado significativamente de uma região para outra.

Na maior parte das praças, com a queda dos preços do boi gordo e perspectivas não conservadoras para as cotações no curto prazo, o mercado de reposição esfriou e a oferta está maior que a procura. O cenário é este: podendo manter os animais nos pastos em condições razoáveis, quem quer vender o gado não baixou os preços. Existe oferta, mas os preços ainda não atraem os compradores e os vendedores relutam em reduzir o valor de venda.

É o que acontece no Paraná, Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso do Sul: mercado vendedor. Alguns corretores indicam, inclusive, que existem vários lotes (especialmente de fêmeas) à venda há algum tempo e poucos compradores interessados, barrados principalmente por conta dos preços.

Já no Norte de Minas Gerais, a procura está maior que a oferta e o mercado está comprador.

O mercado está na espera de que os preços recuem, pois tem havido aumento da oferta. Em relação aos últimos dois anos, por exemplo, o número de animais disponíveis está visivelmente maior.

A tendência é que os preços cedam no curto/médio prazo.