Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado mais firme

por Maria Gabriela Tonini
Sexta-feira, 2 de outubro de 2009 -15h47
Ao menos momentaneamente, os preços dos animais para reposição pararam de cair e se mantiveram estáveis na maior parte das praças em relação à semana anterior.

Ao longo de setembro, os preços do boi gordo se recuperaram em todas as praças pesquisas (exceto nos estados do extremo-Sul do país, onde as chuvas excessivas e o alívio das áreas para o plantio. Em média, os preços subiram 3%.

O aumento dos preços do boi gordo e a expectativa de mercado firme com possibilidade de alta para os próximos meses trouxeram de volta o ânimo dos pecuaristas que possuem gado magro para a venda. Quem pensava em baixar os preços para facilitar os negócios voltou atrás, segurando as cotações.

Desde o começo de agosto, considerando todas as praças e categorias de machos e fêmeas, houve uma queda média de 2% nas cotações. Mas desde que o mercado do boi gordo voltou a firmar, as cotações das reposições ficaram mais firmes. Na última semana houve recuo de 0,02%, ou seja, ficaram praticamente estáveis.

Existe a perspectiva de que os preços dos animais comecem realmente a ceder no longo prazo, delimitando a ciclicidade do mercado. No entanto, isso só deve acontecer quando a oferta realmente aumentar, o que ainda não ocorreu.