Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de reposição

por Maria Gabriela Tonini
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 -08h57
As atenções do mercado de animais para reposição estão voltadas para os próximos meses, quando o período de desmama deve começar. Com o aumento da oferta de bezerros, espera-se um aquecimento no mercado.

Junto com o aumento da disponibilidade de animais, muitos pecuaristas esperam um recuo nas cotações, o que estimularia os negócios.

No entanto, analisando o comportamento dos preços nos últimos dois anos, quando o mercado trabalhou também em ambiente de pouca oferta, os preços não caíram entre janeiro e março, aliás, subiram em todas as praças pesquisadas.

Em 2007, nos três primeiros meses do ano, mesmo com o aumento da oferta em função do período de desmama, houve aumento dos preços em todas as praças. No Tocantins, por exemplo, o bezerro recém-desmamado subiu mais de 15% entre janeiro e março. No Pará a alta chegou a 12% e no Mato Grosso do Sul a 10%. Em média, o aumento foi de 6%.

Em 2008, o destaque foi a alta no Mato Grosso do Sul, onde o bezerro subiu 17%. Na média das praças pesquisadas, as cotações aumentaram 5,7%.

Portanto, esperar por um recuo significativo nos preços dos bezerros para os próximos meses pode não ser a melhor estratégia. Naturalmente o comportamento do boi gordo vai ajudar a ditar as variações nas cotações dos bezerros, mas a espera na negociação da reposição é mais pela falta de oferta atualmente do que pela expectativa de queda nas cotações nos próximos
meses.