Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de reposição

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 -12h39
Nos leilões que ocorreram na última semana, houve ligeira valorização nas cotações dos animais mestiços e discreto recuo nos preços do gado anelorado negociado. Isso considerando machos e fêmeas de todas as eras.

Em São Paulo, os animais mestiços subiram, em média, 0,7% e os anelorados recuaram 0,73%.

No Mato Grosso do Sul, o comportamento foi semelhante: os preços dos animais anelorados caíram 1,79% e os dos mestiços subiram 0,53%.

Na média dos preços do Mato Grosso, a mesma coisa: recuo de 1,66% nos preços dos anelorados e praticamente estabilidade nos mestiços (alta de 0,04%).

Além dos preços firmes (houve pouca alteração nas cotações dos animais anelorados nas últimas semanas) e do mercado do boi gordo mais frouxo (encolhendo a taxa de reposição), a falta de pastos está atrapalhando bastante o ritmo dos negócios.

Sem pasto, com o boi gordo remunerando menos e com os preços da reposição nos mesmos patamares, muitos pecuaristas têm deixado a compra para depois. Outros optam pela compra de mestiços, para aproveitar talvez oportunidade de compra dos animais mestiços a preços proporcionalmente mais baixos que os anelorados.