Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de reposição

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007 -17h47
O mercado de animais para reposição está firme, apesar da diminuição do fluxo de negócios em função do carnaval.

Os preços pouco mudaram e negócios acima da referência continuam a acontecer.

Em relação a fevereiro de 2006, as cotações melhoraram em praticamente todas as regiões. O destaque é para o Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde a recuperação é mais clara.

No Rio Grande do Sul, a recuperação dos preços é resultado, em parte, do abate de matrizes nos últimos anos. O crescimento das exportações – aumento de mais 100% em faturamento e 57% em volume de 2005 para 2006 – também ajudou na recuperação dos preços.

No Mato Grosso do Sul, a recuperação, ainda que modesta das cotações, decorre do retorno à normalidade depois da febre aftosa no Estado. Entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2006, os preços dos machos anelorados para reposição caíram em média 11,21%. E de fevereiro de 2006 até o momento, houve recuperação média de 0,51%. Exceto pelo boi magro, os preços dos animais para reposição estão, em valores nominais, mais altos que há um ano. Veja mais na página 3.

A oferta de gado para reposição no Estado não é abundante e a expectativa é de preços firmes. Entretanto a recente comprovação de atividade do vírus da aftosa nas regiões do foco pode adiar mais um pouco a plena recuperação dos preços no Estado.