Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de reposição

por Maria Gabriela Tonini
Sexta-feira, 13 de março de 2009 -10h09
O ritmo de negócios com animais de reposição segue lento. Com os preços atuais (boi gordo e reposição), os pecuaristas não estão se sentindo atraídos em realizar a troca neste momento.

A oferta aumentou nas últimas semanas, mas não a ponto de serem realizados negócios a qualquer preço. Existe um número razoável de pecuaristas querendo vender o gado, mas poucos interessados em comprar, ainda mais porque os preços caíram, mas ainda estão desequilibrados em comparação com o comportamento do mercado do boi gordo.

Atualmente, considerando todas as praças pesquisadas, o preço médio da arroba do boi magro, por exemplo, está 0,7% abaixo do preço médio da arroba do boi gordo. Na mesma época do ano passado, a arroba do boi magro valia cerca de 12% menos do que a arroba do boi gordo. Hoje a arroba do boi magro está mais cara que a arroba do boi gordo em 9 dos 14 Estados pesquisados. Isso inibe os negócios.

Aliás, adiar a venda do boi gordo tem sido uma estratégia usada por muitos produtores. Prorrogando a venda, o animal fica mais pesado e no momento da comercialização consegue-se troca mais vantajosa na reposição. Ainda mais com a expectativa de recuo nas cotações das eras da reposição.