Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diminuiu a volatilidade no mercado de boi

por Leandro Bovo
Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 -08h05
Ao contrário de toda a turbulência que os mercados mundiais vêm apresentando nas últimas semanas, o mercado futuro de boi gordo da BM&F tem se apresentado bastante calmo, com uma grande diminuição do volume de negócios diários. Essa relativa “calmaria”, com pouca oscilação intradiária, levou também a uma grande diminuição da quantidade de “day trade” (negócios que são realizados e liquidados no mesmo dia, numa atividade puramente especulativa), colaborando ainda mais para o baixo volume de negócios nesta semana.

Essa relativa tranqüilidade do mercado resulta em uma diminuição da volatilidade. Sem entrar em muitos detalhes, a volatilidade é um número obtido através de uma série de cálculos matemáticos, que retrata o quão turbulento está o mercado. Esse número é expresso em porcentagem e varia de 0 a 100 - obviamente quanto mais próximo de 100, mais volátil está o mercado. Acompanhe na figura 1 a evolução do contrato de outubro e a sua respectiva volatilidade.



Como pode ser observado no gráfico, a volatilidade do contrato de outubro se manteve ao redor dos 15% no início do contrato para depois subir bastante, atingido a máxima ao redor dos 30% e depois cair, acelerando a queda no mês de outubro para voltar a ficar ao redor dos 11%.

É importante monitorar a volatilidade dos contratos porque ela é um dos fatores que influenciam o preço das opções de compra e de venda, assim quanto maior a volatilidade, maior é o risco embutido em uma opção e logicamente seu prêmio tende a ser maior. Por outro lado, quando a volatilidade cai, esse prêmio de risco também tende a diminuir, reduzindo assim o prêmio das opções. Inclusive, em mercados bastante líquidos essas negociações com opções são usadas para se negociar a volatilidade do mercado.

Apesar dessa negociação de volatilidade ainda não ser muito bem “arbitrada” no mercado de boi, a volatilidade do contrato de outubro pode servir como referência para os outros meses. Geralmente grandes diminuições de volatilidade como a ocorrida recentemente resultam em menores valores de risco embutidos no preço das opções para outros meses, tornando-as mais baratas... Essa pode ser uma boa oportunidade para se comprar opções.

Um forte abraço e até a semana que vem!