O secretário paulista de Agricultura, João Sampaio, divulgou em entrevista à imprensa que a Secretaria de Agricultura de São Paulo pretende subsidiar os prêmios pagos pelos produtores que tiverem interesse de atuar no mercado de opções da BM&F. Ainda segundo o secretário, o primeiro produto a passar pela experiência seria o boi gordo. Assim como já é feito no seguro agrícola, a idéia seria subvencionar 50% do prêmio pago pelo contrato de opção adquirido pelo pecuarista.
Já abordamos diversas vezes nesse espaço as características do mercado de opções, que são as que mais se adequam às necessidades dos produtores. Nos contratos de opções paga-se um prêmio para se adquirir o direito (e não a obrigação) de ficar posicionado (comprado ou vendido) a um determinado preço no mercado futuro.
Dessa forma, um produtor que compra uma opção de venda na BM&F está, na prática, comprando um seguro contra uma queda de preços. Caso o mercado caia abaixo do patamar em que ele tem a opção de venda, ele pode exercer sua opção e receber imediatamente a diferença de preços entre o nível de sua opção e os preços do mercado.
Essa operação garante para o produtor um preço mínimo para sua produção; abaixo desse preço ele está garantido no mínimo e, caso o mercado suba, ele poderá aproveitar toda a alta do mercado.
O mercado de opções de boi gordo da BM&F cresceu enormemente nesse ano, com muitos pecuaristas utilizando-o para proteção de preços. Apenas para citar um exemplo real, em junho desse ano, a opção de venda do contrato outubro 08 de nível 95 foi negociada a R$1,00/@. Ou seja, quem adquiriu essa opção desembolsou R$1,00/@ à vista e, a partir daí, tinha o direito de vender a qualquer momento seus contratos a R$95,00/@.
Podemos imaginar que o detentor dessa opção não ficou muito preocupado com toda a oscilação que existiu no mercado futuro, já que ele tinha garantido seu preço mínimo de R$95,00/@...
Ainda que leve tempo até esta medida ser efetivamente implementada, trata-se de uma grande notícia para os produtores em geral e para os pecuaristas especialmente, já que com esse subsídio, os prêmios para se adquirirem opções ficarão ainda mais baixos.
É o Brasil caminhando a passos largos para consolidar sua posição de líder em tudo que se refere à produção de alimentos. Temos terra, água, sol, mercados eficientes e principalmente profissionais capacitados... E São Paulo vai puxando a fila!