Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado - reprodutores

por Hyberville Neto
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 -16h20
A maior parte dos tourinhos já foi negociada. As fazendas já estão em plena estação de monta, com os tourinhos em trabalho.

Ainda ocorrem negócios, mas o volume de vendas tem sido menor.

No entanto, o movimento do mercado neste ano está superando 2009.

Sem contar os preços, que estão mais altos que no mesmo período de 2009, fato influenciado pelo otimismo gerado pelo mercado do boi gordo e reposição.

Os poucos negócios que ainda ocorrem, em sua maioria, são com tourinhos a campo, negociados ao redor de R$4.000,00 em São Paulo.

Mas os bezerros provenientes desta estação têm boa chance de não serem negociados pelos altos preços obtidos atualmente.

A retenção de fêmeas que tem ocorrido desde 2007 tende a aumentar a oferta de bezerros. Com isto, os preços devem perder a firmeza.

Fica a expectativa a respeito da virada de ciclo, pois, ao mesmo em que ocorre a oscilação de oferta, que caracteriza o ciclo pecuário, tem-se aumento constante da demanda.

Parte desta demanda crescente provém do crescimento da população brasileira e da renda, que absorve mais de três quartos da produção.

Paralelamente ao mercado interno, as exportações, mesmo com resultados aquém do esperado, estão em patamar superior ao da última “virada” de ciclo, em 2002 e 2003. O volume exportado em 2009 foi 91% maior que em 2002, por exemplo. Veja a figura 2.



O que se pode dizer é que, em algum momento, as fêmeas retidas nos últimos anos sobreofertarão o mercado. E isto deve impactar no mercado de tourinhos.