Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado - receptoras

por Lygia Pimentel
Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 -09h32
As vendas de receptoras se mantiveram estáveis em dezembro, quando comparadas a novembro. A estação de monta manteve a demanda relativamente aquecida nesta época do ano.

De acordo com as centrais que comercializam a categoria, a partir de setembro as vendas aumentaram. No entanto, na comparação com o ano passado, o mercado perdeu espaço e trabalhou com preços mais baixos. E o volume comercializado não alcançou os mesmos patamares de 2008. Observe a figura 1.



A desvalorização da arroba, que é a balizadora dos preços das receptoras, e a transferência de embriões realizada diretamente nas propriedades, que reduz os custos para o produtor que possui fêmeas disponíveis, são apontadas como as razões para essa perda de espaço.

No último mês os preços médios das receptoras caíram, acompanhando o mercado do boi gordo. A maior variação ocorreu no Mato Grosso do Sul, onde o valor da receptora caiu 2,85%. Em seguida vem o Triângulo Mineiro, com desvalorização de 2,54%. Observe a figura 2.



A expectativa das centrais é de redução da demanda a partir de agora. A lentidão do mercado do boi gordo, somada às festividades de final de ano, deverão tornar os negócios mais lentos.