Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado - sêmen

por Lygia Pimentel
Quinta-feira, 20 de novembro de 2008 -16h03
O volume de doses de sêmen negociadas em novembro cresceu quando comparado a outubro e, de acordo com as centrais, cresceu também na comparação com 2007. Além disso, as vendas de doses importadas também cresceram expressivamente nos últimos anos. Observe na tabela.

A evolução dos preços ao longo dos últimos anos mostra a tendência crescente da utilização do cruzamento industrial como ferramenta para aumentar a produtividade e a qualidade dos animais produzidos nas fazendas.

Os preços de sêmen das raças zebuínas que formam a base do rebanho brasileiro caíram no último ano, exceto guzerá e tabapuã. Observe a figura 1.



A melhora ocorrida no quadro econômico pecuário após a crise vivenciada em 2005 e 2006 pode ter incentivado os produtores a investir no cruzamento industrial, o que aumentou a utilização de sêmen de raças como o Red Angus, Angus, Simental, Hereford, Hereford Mocho, Charolês, etc., valorizando as doses de animais de sangue europeu. Observe a figura 2.



Além disso, a busca por melhores carcaças e carne mais macia (gordura depositada entre as fibras musculares) traz um aumento da demanda por sêmen de raças não zebuínas.