Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado - sêmen

por Lygia Pimentel
Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 -11h00
Assim como se verifica com outros insumos relacionados à reprodução, as vendas de sêmen bovino estão aquecidas. O volume de doses negociadas cresceu quando comparado a setembro e, de acordo com as centrais, cresceram também as vendas de sêmen importado, principalmente de raças taurinas.

A crise que acometeu a pecuária entre 2003 e 2006 afetou negativamente as vendas, mas com a recuperação do setor, as importações tomaram fôlego novamente. Observe a figura 1.



De 2005 para 2006, as vendas apresentaram uma variação positiva de 35,63%. Na comparação de 2006 com 2007, a alta foi de 25,34%.

A melhora no quadro econômico incentivou os produtores a investirem no cruzamento industrial, o que alavancou a utilização de sêmen de raças como o Red Angus, Angus, Simental, Hereford, Hereford Mocho, Charolês, etc. Observe a figura 2.



Além disso, alianças mercadológicas que se baseiam em carne de qualidade superior incentivam o uso de material genético de raças importadas.

A busca por qualidade faz com que o cruzamento industrial seja amplamente utilizado no mundo e garante o crescimento do uso da técnica aqui no Brasil, aliando produtividade e lucratividade.