Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Plantio da soja e do milho na reta final

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 26 de novembro de 2009 -15h01
O plantio da soja está chegando ao fim nas principais regiões produtoras do país.

De acordo com números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 93% da área destinada à cultura no Mato Grosso já foi semeada. Em relação à temporada passada, o plantio está 1,3% mais avançado. Estes números são referentes à semana que se encerrou no último dia 20.

No Norte do estado, onde o plantio começou mais tarde, 45% da área foi semeada, enquanto que em outras regiões as atividades praticamente se encerraram.

Na safra passada, o Mato Grosso colheu 17,9 milhões de toneladas de soja. É o maior produtor nacional, com 31% do total produzido.

Para a safra 2009/2010, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estima que o estado deva produzir entre 17,9 milhões e 18,2 milhões de toneladas de soja.

No Paraná, o segundo maior produtor nacional, o plantio da soja também está na reta final.

Dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (DERAL) mostram que até a terceira semana do mês, 85% da área havia sido semeada, sendo que aproximadamente 75% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo.

Assim como no Mato Grosso, em algumas regiões do Paraná o plantio está praticamente finalizado.

Neste ano o clima colaborou com a semeadura da soja e do milho.

Apenas nas últimas semanas as fortes chuvas atrasaram os trabalhos na região Sul do país.

Para o milho, 96% da área do Paraná já foi semeada, sendo que 89% das lavouras estão em boas condições de desenvolvimento.

O estado é o maior produtor nacional de milho (somando a 1ª e a 2ª safras) com uma produção total de 11,1 milhões de toneladas em 2008/2009.

Para a atual safra, a CONAB estima uma produção entre 12,1 milhões e 12,5 milhões de toneladas de milho no estado.