Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Fertilizantes podem aumentar custo de produção da safra 2011/2012

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 26 de maio de 2011 -16h52
De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), em abril foram entregues ao consumidor final 1,83 milhão de toneladas de fertilizantes.

O volume foi 8,5% menor em relação a março, mas cresceu 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No acumulado de janeiro a abril as vendas de adubos totalizaram 6,37 milhões de toneladas. Isto significa 14,3% mais que em igual período de 2010.

Para atender a esta maior demanda a produção nacional de fertilizantes aumentou 1,5% este ano.

As importações, por sua vez, cresceram 57,6%, totalizando 5,57 milhões de toneladas.

O bom desempenho até o momento pode levar o setor a valores recordes de vendas em 2011. Com isso, os preços dos adubos podem aumentar, principalmente no segundo semestre, onde se concentra boa parte das vendas.

Até então os maiores volumes entregues foram verificados em 2007 e 2010, quando foram vendidas, respectivamente, 24,6 milhões e 24,5 milhões de toneladas.

MERCADO DE FERTILIZANTES

No mercado interno os preços dos adubos se mantiveram firmes até meados de abril, mas caíram em maio. Considerando os fertilizantes nitrogenados a queda foi, em média, de 3,1% em relação a abril.

O dólar desvalorizado contribui. No mais, passado o plantio da safrinha, a demanda se restringe à cana-de-açúcar e compras antecipadas.

Em curto prazo a expectativa é de mercado frouxo para os adubos. Maiores movimentações devem ocorrer a partir do segundo semestre e os preços devem subir.