Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportações de milho e soja em fevereiro

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 4 de março de 2010 -16h40
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou os dados referentes às exportações brasileiras de soja e milho. Em fevereiro, o Brasil exportou 553,3 mil toneladas de milho. Este montante é 37% menor que o embarcado em janeiro e 26% menor na comparação com fevereiro de 2009. Veja a figura 1.

Neste ano as exportações somam 1,4 milhões de toneladas, sendo que no mesmo período do ano passado o país exportara 2,1 milhões de toneladas.

A maior oferta mundial de milho nesta temporada aumenta a concorrência no mercado internacional. Vale destacar que no ano passado, a quebra de safra na Argentina favoreceu os embarques brasileiros, que totalizaram 7,8 milhões de toneladas.

As exportações são essenciais para o escoamento da produção nacional. A baixa liquidez do mercado do milho tem sido a principal responsável pela desvalorização do grão.

No caso das exportações de soja, depois de um começo de ano lento, os negócios se aqueceram.

Em janeiro o país exportou pouco mais de 93 mil toneladas, enquanto que em fevereiro os embarques totalizaram 668,3 mil toneladas, sete vezes mais (figura 2).

Conforme avança a colheita no país e a disponibilidade de soja aumenta, aumenta a procura pelos importadores.

No Mato Grosso e Paraná, maiores produtores nacionais, a colheita atingiu 50% e 26% da área, respectivamente, até o dia 3/3.