Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Milho: preço caiu 24% no acumulado de 2009

por Rafael Ribeiro
Sexta-feira, 18 de setembro de 2009 -11h02
Em setembro, o preço do milho caiu em grande parte das praças brasileiras. O ritmo de queda é menor que o verificado nos meses anteriores, mas o mercado continua bastante ofertado e com pouca movimentação.

De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a tonelada está sendo negociada em R$360,00 (preço médio) em São Paulo, mas é possivel encontrar o produto por até R$275,00/tonelada.

Em relação a agosto as cotações caíram 4,7%, mas no acumulado do ano o preço do alimento caiu 24%. Os atuais valores estão 17% menores na comparação com o mesmo período do ano passado.

EXPORTAÇÕES DE MILHO

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que as exportações de milho somaram 371 mil toneladas em agosto. Veja a figura 1.



Os embarques aumentaram 142% em relação a julho, mas esse volume exportado está 30% abaixo da média mensal verificada em 2008, que foi de aproximadamente 530 mil toneladas/mês.

Os leilões do governo colaboraram, de certa forma, para o aumento das exportações verificada, visto
que a regulamentação previa o escoamento do milho, principalmente para o mercado externo.

Apesar da queda dos embarques de milho a partir de março deste ano, o Brasil exportou, de janeiro a agosto, 3,9 milhões de toneladas.

No mesmo período de 2008 os embarques totalizaram 3,6 milhões de toneladas. Uma diferença de quase 9%.
O bom desempenho nos dois primeiros meses de 2009 responde por esse resultado.