Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

por Leonardo Alencar
Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007 -12h00
De acordo com a última estimativa feita pela Agência Rural, a colheita de soja para a safra 2006/07 deve ser recorde, com aproximadamente 57,5 milhões de toneladas.

A expectativa de produtividade melhor para as lavouras do Centro-Oeste e Sul do Brasil é o motivo dessa expectativa positiva. Caso a produção se concretize, o aumento será de 8%, ante uma produção de 53,4 milhões de toneladas na safra 2005/06.

Diante do bom volume de chuvas observado, e em excesso em algumas regiões, existe preocupação com possíveis prejuízos nas lavouras. Essa situação é agravada com a previsão de mais chuva pela frente.

O cenário atual, entretanto, é favorável. A soja, após um período de preços baixos e desânimo do produtor, voltou a receber investimentos, motivados pelo biodiesel que, em certa medida, garante demanda aquecida (veja figura 1).

O efeito da recuperação da cotação da soja, simultaneamente à recuperação do milho, teve efeito no mercado de adubo. Com o cenário desalentador observado há alguns meses, as encomendas de fertilizante foram menores. Entretanto, com a mudança de perspectiva de pessimista para otimista, não havia
adubo suficiente no mercado.

Carregamentos de adubo previstos para fevereiro já foram totalmente contratados, e muitos agricultores correm o risco de receberem o produto depois do melhor momento para o plantio da safrinha de milho, por exemplo.

Apesar desses contratempos, a recuperação da rentabilidade na produção de soja é animadora.