• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportações recuando em fevereiro, e agora?


Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 - 14h40

O boi gordo perdeu um pouco de volatilidade e parece ter encontrado um preço de equilíbrio nas últimas semanas. Os preços ao redor de R$ 300,00/@ em São Paulo e R$ 290,00/@ em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso aparentemente conseguiram equalizar a baixíssima oferta à fraca demanda do mercado interno e, por ora, uma nova rodada de alta não precisou acontecer.


Sem muitas notícias com relação à oferta de boi gordo, o que chamou a atenção nesta semana foi o fraco desempenho das exportações em fevereiro, com metade dos embarques do mês já contabilizados o volume exportado foi de apenas 45 mil toneladas, ritmo esse que, se mantido, representará um embarque de apenas 90 mil toneladas no mês, com recuo de 16% frente a jan/21 e de 18,5% frente a fev/20.


Como as exportações ganharam muita importância na precificação da arroba, essa redução de volume embarcado gerou muita preocupação entre os produtores, com relação à sustentabilidade do atual nível de preços da arroba, porém, se analisarmos com um pouco mais de profundidade, veremos que essa diminuição ainda não representa um grande problema, porque ela é derivada muito mais da baixa oferta de boi gordo e, por consequência, da baixa disponibilidade de carne para exportação, do que por uma menor demanda de nossos compradores externos.


O fiel da balança para se concluir esse raciocínio é justamente os preços da carne no mercado interno, esse sim, com a demanda muito machucada pela atual conjuntura econômica brasileira. Na situação atual, com a demanda interna extremamente sensível ao nível de preços, seria de se esperar que uma diminuição das exportações e, por consequência, um maior direcionamento de carne para o mercado interno refletisse em recuo nos preços da carne, porém, o que aconteceu foi o exato oposto disso. Observe na figura 1 a evolução dos preços da carne no mercado interno em 2020 e 2021.


A dinâmica dos preços em 2021 foi bastante diferente do que seria esperado para o sazonal do ano e chama ainda mais a atenção quando associada ao recuo no volume exportado, isso é reflexo da baixíssima oferta de animais para abate. Essa realidade deve persistir ainda no curto prazo, por isso o recuo das exportações em fevereiro, apesar de ter que ser acompanhado mais de perto, ainda não representa uma grande ameaça para os preços de curto prazo.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja